sábado, 20 de agosto de 2011

A PRESIDENTA FOI ESTUDANTA?


 Uma questão que ainda não me  acostumei, ouvir a Voz do Brasil e escutar os locutores dizerem A presidenta.
Pode ser/estar certo ou errado mas odeio a expressão "PRESIDENTA"
Esse e-mail que recebi foi o que me acalmou.
Não engulo a PRESIDENTE Dilma querer ser chamada de presidenta, não!!!!!Não engulo mesmo.
Não me acho ignorante.
Leia aqui:PRESIDENTE OU PRESIDENTA?
A Presidenta foi estudanta?!
Boa explicação.
Será que alguém tem o mail da visada?
A espanhola viúva do Saramago costuma explicar, com um ar de catedrática no assunto, que dantes não havia mulheres presidentes e por isso é que não existia a palavra presidenta... Daí que a Pilar del Rio diga, estúpida e insistentemente, que é Presidenta da Fundação José Saramago e se refira a Assunção Esteves como Presidenta da Assembleia da República. 
 A propósito desta questão recebi o texto que se segue e que reencaminho.
      
                         A Presidenta foi estudanta?!
 Uma aula de português, elaborada para acabar de uma vez por todas com qualquer dúvida sobre se temos presidente ou presidenta. 
 Existe a palavra: PRESIDENTA?
 No português existem os particípios activos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio activo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante...
Qual é o particípio activo do verbo ser? O particípio activo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.
Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha. Diz-se capela ardente, e não capela "ardenta";  diz-se estudante, e não "estudanta"; diz-se adolescente, e não "adolescenta"; diz-se paciente, e não "pacienta".
Um bom exemplo do erro grosseiro seria:
"A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter-se tornado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta".

5 comentários:

♥ Wilma ♥ disse...

Também acho estranho a palavra presidenta...cada um com seu gosto, né? rsrs
Aí no texto diz que tá errado, mas já li um texto do Prof Pascuale dizendo que tá certo. A nossa lingua é complicada...bjossss

'Coisas que sei fazer' disse...

adorei o texto, mas a nossa presidenta como ela quer ser chamada deveria estar mais preocupada com os escandalos de seu governo, e não como quer ser chamada. Bjos.

janeladesonho.blogspot disse...

Acho estranho ,nem sei explicar bem o porque mas , dá um som errado ah! Dá !

Adorei seu blog as imagens então dei risada muito boas ...


OIeeee
tem sorteio de comemoração de 2 anos do meu blog ...
, é uma forma de homenagear os amigos que estão comigo que se debruçam na minha janela , e me trazem o perfume da sua visita ... com os comentarios sempre fofos e carinhosos . Obrigada por estar comigo sempre . Bjimmm iluminado

cris disse...

Hahahahaha, também achi horrível esse "presidenta".
Deus pai, só não é mais horrível que a própria =D

Lila disse...

Nossa burra foi quem escreveu o texto, sabe-se que as duas formas estão corretas.Nem todas as palavras terminadas em "nte" são fixas, por exemplo, parenta ou presidenta.
Oh Dona do blog, antes de divulgar sandices leia!!